13 de novembro de 2017

Um pouco sobre mudanças na rotina e ansiedade






Estou algum tempo sem passar pelo blog. Gosto muito desse espaço, mas minha rotina virou de cabeça para baixo nos últimos meses e estou tendo que lidar com situações novas na minha vida. Aprender a conviver com as crises de ansiedade é uma delas. Tem dias bons e tem dias que é muito complicado lidar com os conflitos internos e o corpo sofre. 

Tenho tido bons resultados com o tratamento. Exercícios, boa alimentação, chás e meditação são o tratamento, já que eu decidi, junto com o médico, tratar sem medicação e tenho sido feliz com a escolha. Mas como todo o tratamento natural, demora um pouco para ter os efeitos desejados, então paciência e auto controle são fundamentais.

Algumas mudanças na rotina tem trazido bons resultados. Eu me cobro muito, sempre penso que posso fazer mais do que realmente faço e isso gera ansiedade. Para diminuir a cobrança, as listas de tarefas tem ajudado. 
Separo meus planos e afazeres em: diários, semanais e mensais e desejos ao longo do ano. Me concentro em cada item por vez. Isso diminui a ansiedade porque cada item tem o seu tempo para ser feito e eu não preciso ficar lembrando nem repassando mentalmente as tarefas, pois estão todas ali anotadas e eu vou ticando cada tarefa realizada. Causa até uma certa satisfação ver a lista toda ticada no fim do dia. E sobra até tempo :)

Isso tem influenciado diretamente no meu tricô. Anoto as idéias criativas nessas listas e isso tem ajudado principalmente em dois pontos. O primeiro é que some aquela vontade louca de largar tudo que está fazendo e pegar a agulha e começar a nova ideia sem planejar antes.  A ideia nova está ali anotada eu sei que não vou esquecer e me sinto livre para amadurecer e pensar em detalhes, porque o principal já está gravado.  O segundo ponto é que por causa da organização das ideias não tem mais mil projetos começados e nenhum terminado :)

Com as anotações ali e eu sei que elas não vão se perder, me concentro em um projeto de cada vez. Me dedico a ele do início ao fim. Percebo também mais carinho e atenção com os detalhes de cada peça. E isso gera um sentimento de satisfação incrível e não tenho tido desperdício de material e de tempo.

Assim estou conseguindo fazer coisas que há muito não fazia :)

É muito importante ter consciência ao escrever a lista, ela precisa ser real e fácil de completar. Não adianta de nada fazer a lista e ela ser enorme, com afazeres irreais, isso só vai piorar a situação e gerar sentimento de inutilidade e derrota. Que é tudo que não queremos ! 

Se você não se sente bem com algum aspecto da sua vida, procure melhorar, mudar, reaprender. Estude maneiras de fazer isso ou procure ajuda profissional. Mudanças boas podem evitar doenças. Não é fácil, mas é para o bem e só vai trazer resultados felizes ! 

Bom por hoje acho que é só. Se gostou divulga em suas redes sociais, esse texto pode ajudar alguém a ser mais feliz :)

Abraços e até breve


Um comentário:

  1. Excelente o seu texto e suas colocações muito pertinentes!Grata por postar!
    Estou também empenhada em mudanças na minha vida!Nesse movimento descobri o quanto sou ansiosa e como isso interfere negativamente naquilo que sou e faço!A sua reflexão vai me ajudar bastante nesse momento!
    Gracias!🙏

    ResponderExcluir